Saco para lixo: O que podemos aprender

A importância do descarte correto de resíduos é fundamental para garantir hábitos de higiene e melhora na qualidade de vida, já que o cuidado com a limpeza e higienização são pilares que devem ser levados em consideração quando falamos sobre o uso do saco para lixo.

Mas, afinal, saco para lixo são todos iguais?

descarte correto de lixo
uso do saco para lixo para descarte de resíduos

Extremamente úteis para a organização dos processos de limpeza, o uso do saco para lixo visa assegurar o correto descarte de resíduos sólidos.

Sabemos que no mercado a pluralidades deste acessório de limpeza é grande, embora, é necessário entender itens como gramatura, espessura, qualidade do produto, entre outros no momento de escolha.

Cada coloração do saco para lixo é recomendado para o descarte de um determinado tipo de resíduo.

Dentre elas, as mais utilizadas são:

Azul: recomendado para o descarte de papel e papelão;

Preto: para descarte de resíduos gerais não recicláveis;

Vermelho: indicado para a coleta de plásticos;

Todavia, também é possível encontrar em locais de compra, como supermercados, distribuidoras de material de limpeza, entre outros, saco para lixo de outras cores, que muitas vezes se tornam necessários para que o descarte esteja dentro dos preceitos considerados conscientes.

Deixar de se atentar sobre a importância de especificações do saco para lixo é uma atitude que deve ser repensada visto que o Ministério da Saúde recomenda a prática da destinação correta dos resíduos como ação de saúde pública, que visa a prevenção de doenças.

4 pilares devem estar sob olhar no momento de escolha deste acessório de limpeza.

1. Matéria-prima
A matéria-prima é item de diferenciação do saco para lixo disponíveis no mercado. Opte por produtos de boa qualidade.

2. Espessura
A espessura do saco para lixo precisa estar alinhada com a demanda.

3. Medidas
Dispor de lixeiras apropriadas farão com que os descartes ocorram de maneira apropriada.

4. Específicos

No descarte consciente do lixo, a produção de locais com alta propensão de contaminação, como os lixos hospitalares, devem respeitar as medidas estipuladas pelos órgãos institucionais, como Anvisa, OMS.

Dúvidas podem surgir a respeito de como escolher o saco de lixo ideal e para isso vamos entender melhor sobre este assunto.

Espessura, matéria-prima, medidas, são informações valiosas que irão garantir a melhor escolha deste acessório.

Para que o descarte do lixo ocorra de maneira apropriada, se faz necessário lixeiras adequadas para cada tipo de ambiente e local, além disso, tais atitudes se postas em prática, poderão garantir maior eficiência no que tange o setor de higienização dos mais variados segmentos.

A finalidade do uso de saco para lixo consiste em acondicionar resíduos bem como seguir com o seu descarte correto. Segundo a ABNT, itens como as resinas termoplásticas, são mais bem indicadas para resíduos domésticos e os infectantes.

A recomendação é de que sempre que possível, possa se entender um pouco mais sobre adquirir este acessório de limpeza, atentando-se a pilares como sua fabricação, regulamentação de órgãos competentes, além de estar adequado as normas técnicas.

Descartar o lixo em condições não apropriadas, fará com que estejamos sujeitos ao aparecimento de doenças, bem como gerar malefícios ao meio ambiente.

Sendo assim, o saco para lixo deve ser considerado um item de saúde, pois é este acessório que irá garantir com que estejamos protegidos de bactérias e microrganismos, nocivos a nossa saúde e bem estar.

General Clean trabalha em seu portfólio produtos de limpeza profissional que trazem como benefícios, economia, alta performance, redução, melhora de rendimento, entre outras vantagens. Além disso, nosso papel é levar excelência para pequenas, médias e grandes empresas, gerando satisfação na qualidade e bem estar.

Por: Guilherme Ferraz