Limpeza de Carpetes – Saiba Tudo

Você vai conhecer neste artigo a maneira correta de suar os produtos químicos e as máquinas que facilitam o trabalho de limpeza e higienização dos carpetes. Um ótimo exemplo exemplo de equipamento para limpeza de carpetes é o disco bonnet, conhecimentos que são fundamentais para se garantir um ambiente sem microrganismos e uma melhor qualidade.

Se preferir, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:

Disco bonnet o que é?

Disco bonnet é uma almofada de material sintético que serve para limpeza de carpetes através de enceradeiras industriais. Aliando ótima durabilidade e um grande poder de limpeza, o disco bonnet tem fibras que levantam as tramas do carpete para facilitar o processo de limpeza.

Pensando nisso nós preparamos um manual prático sobre como limpar e qual a importância da limpeza de carpetes e sofás, a maneira correta de realizar a manutenção e conservação dos revestimentos de forma eficaz e segura.

disco bonnet
Disco Bonnet

Particularidades do carpete

Esse pedaço será muito importante, os processos de limpeza são responsáveis por garantir a saúde das pessoas quando feita a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas presentes nos carpetes.

O processo de limpeza quando feito de forma certa revigora o carpete removendo as manchas, além de aumentar a vida útil do carpete.

Resiliência ou Resistência: tipo de fibra utilizada em sua fabricação, com capacidade de resistência delas ao atrito e com a tendência (ou não) das fibras em voltar à posição original depois de pressionadas;

Conforto: depende da densidade e altura das fibras, tanto no andar como no tato;

Controle Estático: capacidade de controle permanente da eletricidade estática;

Isolamento Térmico: todo carpete possui propriedade de isolamento térmico, capaz de atuar de três formas: condução, convecção e radiação;

Alergia: os ácaros, pertencentes à família dos aracnídeos, são os principais responsáveis por desencadear processos alérgicos em ambientes fechados. Os carpetes, quase sempre, levam a fama por essa questão de alergias e presença de ácaros. No entanto, pesquisas realizadas em residências mostram que a maior incidência desses microrganismos é em roupas de cama e sofás.

Estudos mostrarem que para cada ácaro que encontramos em um carpete, milhares (ou milhões) vivem e se multiplicam nas camas.

É muito importante salientar que carpetes produzidos com fibras sintéticas, como o nylon não favorecem a proliferação de fungos, principais fontes de alimentação de ácaros.

Isolamento acústico: a capacidade de absorver sons aéreos dos carpetes é até 10 vezes superior quando comparada com a de outros revestimentos de piso, sendo assim, por serem materiais porosos, são capazes de reter o ar e possuem as características necessárias para controlar três tipos de ruídos.

Facilidade de manutenção: fibras sintéticas garantem mais facilidade na hora da limpeza do que as de origem natural.

ruídos diretos ou transmitidos pelo ar.

ruídos que persistem em um recinto limitado, mesmo após a fonte do barulho ter cessado.

ruídos de impacto.

Resistência ao fogo: os carpetes devem ser capazes de impedir a propagação das chamas.

Há modelos no mercado que são contra-manchas, mas o fundamental para prolongar a vida do carpete é o cuidado.

Evite o acúmulo de sujeira por meio de limpezas programadas e regulares, com produtos e procedimentos específicos.

Qual é a origem do carpete?

Você sabe onde o carpete surgiu? Existem registros sobre uso de carpetes com data de 6 mil anos A.C. Estes carpetes foram descobertos em escavações próximas ao Mar Cáspio, região da Ásia Central.

A história conta que os egípcios passaram a usar carpetes de lã 3 mil anos A.C, sob influência dos povos da Mongólia e da China.

Na idade média os mercadores italianos levavam carpetes do Oriente para a Europa, onde foram, inicialmente, utilizados para decorar paredes. Sua utilização passou a ganhar cada vez mais força, principalmente na França, por volta do ano 1.600 com incentivo do Rei Henry IV.

Exemplos de fibras dos carpetes

fibras naturais: lã, seda, algodão e juta.

fibras sintéticas: rayon, acetato, nylon, poliéster, acrílico e polipropileno.

Tipos de carpetes e formas de produção

Existem diversas formas de fabricação de carpetes, mas os principais processos são o “Tuft” e o “Agulhado”. Estes métodos dão origem a artigos diferenciados, que oferecem conforto, durabilidade e custo acessível.

Entre os tipos de carpete, há:

Tuft: fibras da superfície inseridas em uma base de tela sintética.

Bouclê: superfície formada por fibras dispostas em forma de “loops”.

Veludo (Cut): o mais usual, com superfície feita por tufos de fibras cortados na altura.

Cut/Loop: superfície é uma combinação de loops (bouclê) e tufos de fibras cortados (veludo).

Bouclê em Relevo (hilo): superfície com loop de diferentes alturas.

Saxony: superfície composta por tufos de fibras retorcidos entre si.

Shag: semelhante ao Saxony, mas possui tufos mais espaçados.

Agulhados: também chamados de “forração de piso” são produzidos sem tela de base, por meio do entrelaçamento simples das fibras.

A maneira com que o carpete é forrado mostra outro ponto importante para garantia de sua qualidade e durabilidade. Os pontos são:

Aumentar a elasticidade e minimizar o esmagamento do pelo, aumentar a vida útil do carpete e proporcionar mais conforto.

Outros pontos positivos de um carpete bem forrado são a melhora na segurança em caso de impactos, além de aumentar o isolamento térmico e acústico.

limpeza de carpetes
Equipe de limpeza realizando a limpeza do carpete

Você sabe qual a longevidade do carpete?

A durabilidade do carpete está, diretamente, ligada ao seu tipo e à utilização final do revestimento. Assim:

carpetes densos, produzidos com fibras nobres, possuem durabilidade para ambientes mais rígidos.

carpetes mais leves possuem boa durabilidade para tráfegos residenciais leves e médios.

Um time de especialistas é muito eficaz para limpeza de carpetes

Uma empresa possuir a disposição uma equipe de especialistas treinados esta muito a frente para se alcançar o objetivo de carpetes, tapetes e sofás limpos, higienizados e bem conservados.

Através das técnicas de limpeza o profissional deve saber avaliar a intensidade do tráfego, o tipo de sujeira que o carpete fica exposto e outros fatores que afetam, diretamente, o revestimento.

O time que fará a limpeza deve estabelecer um programa estratégico de limpeza e higienização, incluindo a tecnologia disponível e os produtos de uso profissional indicados, esta manutenção deve ser rotineira.

Pontos importantes para preservação e limpeza de carpetes

  1. toda a limpeza de rotina deve ser feita com aspirador de pó.
  2. no momento do processo de limpeza utilizar vassouras rígidas em carpetes do tipo “veludo” (cut) ajuda na manutenção do aspecto original do carpete. Para outros tipos de carpete, o uso da vassoura não é recomendado.
  3. em carpetes do material “veludo” (cut) e “saxony”, os tufos podem assumir diferentes posições, criando áreas “claras e escuras”, por conta do tráfego. Passar o aspirador num único sentido faz o sombreado desaparecer.
  4. a presença de umidade elevada pode causar enrugamento no carpete.
  5. com o tempo, algumas das fibras dos carpetes tipo “bouclê” (loop) podem quebrar, dando origem a uma penugem na superfície. Para resolver o problema, basta aparar as fibras em excesso e o problema estará resolvido.
  6. em determinadas condições de temperatura e tempo, pode ocorrer a perda da cor.
  7. os filamentos podem ficar desgastados por conta do uso e da sujeira, gerando mudanças de cor.

Limpeza de carpetes e conservação: saúde e bem-estar

Chegamos agora ao ponto do cuidado, após definir e explicar o conceito de carpete, seus tipos e materiais.

Ao contrario dos pisos rígidos, os carpetes seguram as partículas de pó e sujeira. Eles acabam atuando como um filtro que impede que o pó volte a circular com o ar. Preso no carpete, ele pode ser eliminado com a aspiração.

No momento de realizar uma manutenção, de acordo com um plano de limpeza que inclua produtos de uso profissional e máquinas específicas, a empresa melhora a qualidade do ar interno, reduz o acúmulo de sujeira e pó e oferece um ambiente constantemente higienizado.

Saúde

Síndrome dos Edifícios Doentes você sabe o que é ?

A síndrome de edifícios doentes em 1982 foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma combinação de sintomas gerais com a capacidade de afetar 20% ou mais dos ocupantes de um determinado prédio, sem origem determinada.

Está doença está relacionada às condições do ambiente no interior dos espaços corporativos e tem como principais sintomas fadiga mental, dores de cabeça, tonturas, náuseas, alergias, dores articulares, irritação nos olhos, entre outros que atingem as vias respiratórias e a pele.

Os processos de limpeza de carpetes e sofás em empresas e estabelecimentos comerciais, com grande circulação de pessoas, devem ser encaradas com responsabilidade e devem ser realizadas com produtos específicos, como os chamados limpa estofados e limpa carpetes.

Como reduzir a presença de microrganismos?

Para reduzir a presença de microorganismos é preciso inibir as condições para o seu desenvolvimento, abaixo confira uma lista com boas práticas:

Você deve eliminar toda fonte de alimentação para os microorganismos como por exemplo pele humana seca, papel, juta, lã e sujeira orgânica;

O local deve ser bem arejado ou seja, deve possuir uma boa quantidade de ar circulando;

Remover umidade do local;

Evitar que o local fique exposto em altas temperaturas.

Limpeza de Carpetes – Métodos para eliminar os microorganismos

Com frequência o local deve ser aspiração com a ajuda de filtros eficientes;

Deve-se utilizar a aplicação de bactericidas;

O processo de limpeza deve ser feito por métodos e produtos profissionais e com a frequência adequada todos os carpetes e cortinas.

Pó e sujeira como controlar ?

Realizar manutenções diárias e rotineiras, elimina por aspiração, a maior parte do pó e das partículas sólidas acumuladas.

Para manter o pó longe, manter a aparência do carpete e prolongar a vida útil do revestimento, devem ser usadas barreiras de contenção e efetuar a aspiração rotineira com qualidade, frequência e equipamento adequado.

Manchas de carpetes como remover ?

Para remoção de manchas recomendamos utilizar o Tenside Spotter junto a um pano de algodão. Com ambos procure remover a mancha da parte externa em direção ao centro, sem esparrama-la.

A maior parte de respingos e manchas pode ser eliminada se o procedimento for realizado imediatamente após a ocorrência. Há limpadores de carpetes profissionais capazes de eliminar as manchas, reparar a aparência do carpete e estender sua durabilidade.

Disco bonnet – Técnicas profissionais de limpeza

disco bonnet
Disco Bonnet

Além da aspiração, há outros métodos profissionais de limpeza de carpetes. Veja quais são eles:

Limpeza com o disco Bonnet  – O disco bonnet trata-se de uma manutenção intermediária. É um sistema rápido na operação e o custo é baixo. Esse tipo de limpeza é indicada para as linhas de tráfego, mas também pode ser utilizada nas demais áreas. É uma limpeza superficial, com secagem ultra rápida, que melhora a aparência geral do carpete.

Limpeza extrativa ou Restaurativa – deve ser feita após a aspiração do carpete, remoção de manchas e limpeza das linhas de tráfego com o disco bonnet. Trata-se de um método mais eficiente e para uma limpeza profunda.

Nossos produtos recomendados 

Oferecer produtos de qualidade, com segurança e responsabilidade é nosso principal objetivo. Receber o retorno de nossos clientes é a melhor forma de saber que estamos no caminho certo. Compartilhar nossas experiências e conhecimentos é contribuir para melhores escolhas quando o assunto é limpeza empresarial.

limpeza de carpetes
Limpa Carpete – Tenside Spotter

Completa em artigos para limpeza industrial, empresarial, de comércios e serviços, a General Clean oferece o Limpa Carpete – Tenside Spotter. Produto moderno, reúne em um único produto as funções de remover manchas; detergente para o disco bonnet e detergente para extratora – apenas alterando as diluições.

Para limpeza, manutenção e conservação de sofás e tapetes, a General Clean conta com o Limpador de Sofá, Detergente para Tapetes e Carpetes Rug Master. É um produto completo para tecidos, pois limpa, amacia e perfuma as fibras naturais e sintéticas, eliminando completamente a eletricidade estática.

limpeza de carpetes
Limpador de Carpetes – Rug Master

Aproveite e conheça o nosso Podcast sobre limpeza de carpetes.

Fonte:

Manual de Limpeza de Carpetes: Um Guia para Melhorar os resultados da Limpeza de Carpetes – Oleak.