Cronograma de limpeza: monte o seu.

Cronograma de Limpeza para empresas e doméstica é de extrema importância, tanto quanto um cronograma de limpeza doméstica para imprimir, cronograma de limpeza hospitalar ou a organização e limpeza no local de trabalho, seja sua empresa do segmento que for.  

Limpeza e higiene têm tudo a ver com bem-estar, organização e produção. Um ambiente limpo e higienizado oferece melhores condições de trabalho, de produtividade, de saúde e de conforto.

Também interfere, diretamente, nas sensações mais sutis, como de segurança, de cuidado e de proteção.  

Por isso, tanto em residências quanto em empresas, para que as ações sejam, de fato, eficazes e capazes de promover boas sensações e bons resultados, é fundamental ter em mãos um cronograma de limpeza.  

Pensar e planejar a limpeza por etapas, por áreas, células e até superfícies, ajuda nesse processo.  

Além disso, em um cronograma de faxina (tanto residencial quanto empresarial) deve-se pensar sobre o material de limpeza necessário e os produtos e utensílios utilizados em cada momento e superfície.  

Outro aspecto fundamental de um plano de limpeza é estabelecer uma ordem para realização dos procedimentos com a finalidade de tornar o processo mais prático e eficiente.  

Diante de todas essas informações, você pode estar confuso sobre como preparar um cronograma de limpeza, certo? Mas, calma, nós estamos aqui para deixar tudo mais fácil.  

Acompanhe este artigo que preparamos e veja o passo a passo para montar seu cronograma de limpeza e, assim, facilitar a rotina de higienização para sua empresa. E de bônus, também ofertamos um cronograma de limpeza doméstica para imprimir.

O que é um cronograma de limpeza? 

Para começar, vamos entender o que é um cronograma de limpeza. Trata-se de um planejamento no qual são determinados os ambientes, períodos e etapas específicas para a realização de cada tarefa que compõem a higienização.  

Há atividades diárias, como por exemplo, lavar a louça. Há outras, como limpar janelas, que serão executadas uma vez por mês. É o cronograma que vai classificar e ordenar as ações para que tudo seja realizado, sem que nada passe despercebido ou que seja feito de modo desnecessário.  

Estamos falando, na prática, em racionalizar recursos, como mão de obra e produtos, e manter os ambientes os mais homogêneos possíveis. 

planejamento de limpeza
É importante planejamento, para o desenvolvimento de um bom cronograma de limpeza.

A ideia é que nenhum tipo de sujeira salte aos olhos, uma vez que nem uma simples teia de aranha será possível ser construída pelos insetos, já que até os tetos serão limpos preventivamente. 

O plano de limpeza possibilita uma visualização mais clara da rotina específica de cada dia, otimizando o tempo dos responsáveis e produtos utilizados.  

Desse modo, podemos dizer que a função do cronograma de limpeza, em se tratando de uma empresa, é de dar muito mais do que um norte para equipe e para o gestor de facilities. Ele se torna reflexo de economia e eficácia.

O mesmo acontece em nosso lar, com diversas pessoas também buscando cronograma de limpeza doméstica para imprimir.

Por que é importante ter um cronograma de limpeza? 

Agora que sabemos o que é um cronograma de limpeza, vamos entender qual a importância de se estabelecer um plano de faxina empresarial e doméstico.  

Por meio do cronograma de limpeza, é possível manter sempre um lugar em ordem e higienizado. Ao seguir o plano, nenhum espaço é esquecido e nenhuma ação é abandonada.  

A limpeza e a higienização acontecem de forma completa, evitando focos de contaminação de doenças e pragas e oferecendo um ambiente de mais segurança, bem-estar e cuidado.  

É fato que o ambiente influencia as pessoas. Em uma empresa, por exemplo, um local agradável e limpo fará com que os colaboradores se sintam mais confortáveis e, assim, sejam mais produtivos. 

Já em casa, além da limpeza que beneficia a saúde, um cronograma de limpeza pode ser uma estratégia interessante para otimizar a rotina, permitindo que sobre mais tempo para outras atividades, como para o descanso e o lazer. E é ai que entra o cronograma de limpeza doméstica para imprimir.

Estamos falando de uma limpeza preventiva, onde limpar evita a proliferação de bactérias. 

Vantagens de um cronograma de limpeza.

Montar um cronograma de limpeza doméstica para imprimir ou apenas para sua consulta, como dissemos acima, reflete em melhores condições de bem-estar, saúde, conforto e economia.  

vantagens do cronograma
Um cronograma de limpeza te ajuda a garantir uma boa higiene ao mesmo tempo que poupa seu tempo.

O cronograma serve como um caminho a ser seguido, um aliado na hora de focar no que precisa ser feito.  

O ato de sistematizar as ações de limpeza gera economia de materiais, sem que haja perda de qualidade. A padronização dos procedimentos das atividades de limpeza colabora também para redução das chances de erros e geração de resíduos em excesso.  

Dessa maneira, colocamos a seguir as vantagens de se planejar, preparar e executar um plano de limpeza: 

  • reduzir o tempo gasto com limpeza; 
  • otimizar o trabalho da equipe; 
  • evitar o acúmulo de sujeira de todas naturezas; 
  • manter o ambiente organizado por mais tempo; 
  • otimizar o uso de produtos de limpeza; 
  • ter melhores resultados de higienização.  

Cultura de limpeza no Brasil.

Antes de falarmos sobre como montar um cronograma de limpeza, vamos a uma informação importante que diz muito sobre o lugar que ocupa a higiene dentro da nossa cultura.  

Aqui no Brasil, há um olhar e uma preocupação bastante presente em relação à limpeza. Em espaços comerciais, como hotéis, clínicas, shoppings, supermercados, a limpeza e a higiene são critérios importantes de avaliação por parte dos hóspedes e clientes. 

Em casa não é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada, em junho de 2017, pelo Now Market Institute, 97% da população brasileira acredita que ter uma residência limpa é importante. 

Já um outro levantamento, de 2018, realizado pela Kantar Worldpanel, apontou a preferência dos brasileiros pela praticidade na limpeza. No estudo, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de facilitar a rotina da faxina. 

Por trás de tudo bem limpo há tudo muito bem planejado.

Diante desse lugar, que a limpeza ocupa, os espaços coletivos que estão preocupados com o bem-estar e a satisfação de seu público, investem em cronogramas de limpeza, equipes profissionais e em material de limpeza de qualidade.  

planejamento
Planejar é de extrema importância para a eficácia de seu cronograma de limpeza.

É preciso destacar que, por trás de um chão brilhando, de um banheiro impecável, de uma cozinha tinindo, há todo um planejamento pensado e elaborado para que os procedimentos fossem realizados em determinado tempo, em uma certa sequência e com os produtos, quantidades e acessórios indicados.  

Por trás de uma limpeza bem executada, há toda uma estratégia bem idealizada. E essa estratégia também pode contar com a ajuda de um cronograma de limpeza doméstica para imprimir.

Te ajudamos nessa fase de planejamento com um cronograma de limpeza doméstica para imprimir, clique aqui.

A escolha de produtos de limpeza no cronograma de limpeza para empresas 

Falando sobre produtos de limpeza, a escolha deles está totalmente ligada ao cronograma. Por isso, a seleção do material de limpeza e higienização deve considerar os seguintes critérios:  

  • natureza da superfície a ser limpa ou desinfetada (se pode, ou não, sofrer corrosão ou ataque químico); 
  • tipo e grau de sujidade e sua forma de eliminação; 
  • tipo de contaminação e sua forma de eliminação (considerando microrganismos envolvidos, com ou sem matéria orgânica presente); 
  • qualidade e quantidade da água e sua influência na limpeza e desinfecção; 
  • método de limpeza e desinfecção (tipo de máquina e acessórios existentes). 

Uso e importância do Depósito de Material de Limpeza (DML) 

Ainda sobre o material de limpeza, destacamos a importância do cronograma também para o abastecimento do Depósito de Material de Limpeza (DML).  

Por meio de um plano bem elaborado de faxina, é possível quantificar e manter o estoque de produtos sempre em dia – produtos de limpeza, ferramentas de limpeza, papéis sanitários, sabonete, entre outros itens -, sem deixar que falte nada e nem que itens sejam perdidos por conta do prazo de validade vencido.  

Trata-se de uma via de mão dupla, na qual o cronograma de limpeza auxilia na manutenção do DML e o DML auxilia na execução do cronograma.  

Fazer uso correto dos produtos e armazenar adequadamente no Depósito de Material de Limpeza, também faz parte do cuidado com a limpeza, com a segurança e com a organização de um ambiente.  

Exemplo de tipos de limpeza dos banheiros 

O uso dos produtos de limpeza deve estar alinhado à finalidade de cada área. E, um dos espaços mais críticos, sem dúvidas, é o banheiro.  

Os microrganismos e agentes infecciosos costumam estar em peso nos sanitários, principalmente os públicos e coletivos. Por isso, a limpeza desses lugares requer ainda mais atenção e procedimentos rigorosos.  

No cronograma de limpeza de banheiros, é possível colocar diferentes tipos de limpeza a cada período para garantir uma melhor desinfecção. Veja na sequência: 

  1. limpeza completa com desinfecção – trata-se de uma limpeza que é feita no banheiro antes ou depois da chegada do cliente, do hóspede ou da abertura para uso público. Ela pode ser executada uma vez ao dia, com o reabastecimento de suprimentos.
  2. limpeza de conservação – esse tipo de limpeza tem como objetivo manter o banheiro em ordem ao longo do seu período de uso. A limpeza superficial e reabastecimento de suprimentos deve ser feita várias vezes ao dia.
  3. limpeza periódica – este processo limpa profundamente o banheiro, incluindo itens que não precisam ser limpos diariamente, como luminárias, sifão, teto e janelas, podendo ser executada semanalmente ou a cada 30 dias. 

Como montar cronograma de limpeza para sua empresa?

Depois de apresentarmos aqui as vantagens, a importância e algumas das características de um cronograma de limpeza, vamos, enfim, ao passo a passo de como montar um cronograma de faxina.  

Organizar um bom cronograma de limpeza é essencial para o sucesso da limpeza.

1º passo: faça uma lista  

O bom e velho papel ou uma planilha de Excel. Anote todas as tarefas que precisam ser feitas para manter o ambiente limpo e organizado. E, depois disso, estabeleça uma ordem de prioridades. Inclua também nesta lista tarefas que envolvem administração da casa ou empresa, como ir ao supermercado e fazer as compras de abastecimento. 

2º passo: defina a frequência 

Diante das tarefas que precisam ser feitas, é hora de colocar em ordem de importância cada uma delas e definir em quais dias serão executadas. Por exemplo, lavar a louça é algo diário, não tem como escapar. No entanto, existem outras, como trocar as toalhas e roupas de cama, que podem ser feitas semanalmente.  

3º passo: crie hábitos de limpeza  

Assim como temos nossa rotina de trabalho, atividade física, lazer, podemos ter uma rotina com horário e dia para limpar a casa. Trata-se de criar e estabelecer um hábito de limpeza e incorporá-lo junto às demandas da vida.  

4º passo: cheque os produtos e utensílios de limpeza 

Ao visualizar tudo que precisa fazer e depois de estabelecer dias e horários, é fundamental checar se você tem os utensílios e produtos necessários em casa para a limpeza.  

Antes de colocar a mão na massa, certifique se tem tudo ao seu alcance. Para te ajudar, vamos colocar aqui o que não pode faltar em uma rotina de limpeza:  

  • panos; 
  • vassoura; 
  • aspirador de pó; 
  • baldes; 
  • escovas; 
  • desengordurantes; 
  • limpa móvel; 
  • desinfetantes, etc.  

Como preparar o cronograma?

Após a organização da limpeza que falamos acima, uma forma de preparar um cronograma de limpeza de empresas e, especialmente, um cronograma de limpeza doméstica para imprimir, é agrupando as tarefas a partir da periodicidade ideal de cada uma delas. Assim, temos atividades diárias, semanais e mensais. Veja só: 

Limpeza diária 

São as tarefas primordiais, que são indispensáveis para manter a casa arrumada, limpa e organizada.

Para isso, montamos um cronograma de limpeza doméstica para imprimir que você pode acessar aqui.

Dentre as tarefas que devem ser feitas diariamente, destacamos: 

  • lavar as louças; 
  • arrumar as camas; 
  • arrumação geral dos ambientes; 
  • guardar coisas espalhadas; 
  • remover poeira do piso dos ambientes de maior uso (passar o aspirador de pó); 
  • limpar fogões; 
  • organizar o banheiro (para mantê-lo limpo até o dia da limpeza pesada); 
  • separar as roupas sujas no cesto para a lavagem; 
  • retirar o lixo. 

Limpeza semanal 

Entram as tarefas que são um pouco mais complexas e que exigem um pouco mais de tempo e de recursos: 

  • trocar toalhas do banheiro; 
  • trocar a roupa de cama; 
  • remover o pó dos móveis e objetos; 
  • limpar o forno; 
  • limpar o interior do micro-ondas; 
  • lavar e desinfetar o banheiro com uma limpeza mais profunda. 

Quais itens limpar na limpeza mensal de uma casa? 

Na limpeza mensal a frequência é menor, mas as atividades seguem fundamentais para evitar sujeira acumulada e a necessidade de uma faxina mais pesada (que pode acabar por prejudicar a conservação dos móveis e equipamentos).  

Entre as principais atividades, temos:  

  • limpar a máquina de lavar roupas; 
  • organizar o guarda-roupas; 
  • tirar poeira de ventiladores; 
  • limpar o filtro do ar-condicionado; 
  • limpar os interruptores, as paredes, cortinas e o teto; 
  • virar os colchões; 
  • limpar o aspirador de pó; 
  • limpar e organizar a despensa da cozinha; 
  • realizar a limpeza das áreas externas, como garagens, armários do condomínio; 

Com o cronograma de limpeza doméstica para imprimir a rotina fica mais fácil, a casa mais organizada e limpa e sobra mais tempo para viver seus momentos de lazer e descanso. 

Como montar cronograma de limpeza empresarial?

Chegamos agora ao nosso cronograma de limpeza para empresa.  

Neste caso, ele trata-se de uma ferramenta indispensável para garantia de melhor aproveitamento de material de limpeza, de mão de obra, de tempo e de um ambiente seguro, confortável e organizado.  

O cronograma de limpeza empresarial pode ser feito tanto em uma folha, mas preferencialmente em ferramentas como Excel.  

O plano deve ser dividido segundo as demandas da empresa, de modo equilibrado entre os funcionários e distribuído ao longo dos dias da semana, com determinação de prazos para o cumprimento das tarefas. 

Mas o que considerar em um cronograma de limpeza empresarial? Bem, no planejamento, devem constar: 

  • lista com 100% das atividades relacionadas à limpeza; 
  • periodicidade (tarefas diárias, semanais, quinzenais, mensais ou outras); 
  • checklist (para indicar as tarefas a serem executadas e permitir atualização após a conclusão).   

Modelo de Cronograma de Limpeza para Empresas 

Na sequência, um modelo de cronograma de limpeza de empresa, de área dos corredores de um shopping center. 

Cronograma
Exemplo de cronograma de limpeza para empresas.

Tal modelo leva em conta o objetivo de manter os corredores do shopping com aparência mais homogênea possível. 

Como poderá ver, o cronograma de limpeza do shopping possui todas as tarefas de limpeza diárias previstas, bem como sua descrição e locais onde devem ser realizados. 

Tratamos, portanto, de maneira distinta cada ambiente e célula de trabalho, onde pisos com maior nível de utilização recebem maior volume de atenção e tarefas de limpeza com potencial restaurativo de maior calibre. 

Vejamos agora um modelo detalhado de limpeza de banheiro de uso público:

Ele prevê, tal qual no exemplo anterior, um passo a passo a ser realizado, porém ao invés de um cronograma de limpeza para empresas, ele demonstra, no detalhe, um único processo de limpeza com todas as tarefas de limpeza (contido em um cronograma completo). 

Limpeza de conservação de banheiros de uso público. 

O objetivo é manter o banheiro limpo e em ordem ao longo do seu período de uso, com limpeza superficial e reabastecimento de suprimentos. 

Materiais e equipamentos necessários: 

  • Luvas impermeáveis; 
  • Esponja macia; 
  • Pulverizador universal; 
  • Desinfetante Blanco Fácil; 
  • Detergente Desengordurante Synd 250; 
  • Escova tipo lavatina; 
  • Limpador multiuso Fácil 31; 
  • Vassoura de piaçava ou nylon; 
  • Pá de lixo; 
  • Conjunto mop água com balde e espremedor; 
  • Suprimentos (papéis, sabonete, lixo, etc.); 
  • Limpador de vidros Fácil 35. 

Procedimento: 

  • Coletar lixo das lixeiras (limpar apenas as lixeiras que estiverem sujas); 
  • Remover pichações e sujeitos localizadas (se houver); 
  • Limpar vidros e espelhos (apenas se estiverem sujos); 
  • Limpar pias, banheiras, bancadas e metais (apenas se estiverem sujos); 
  • Limpar vasos sanitários, mictórios e bidês (apenas se estiverem sujos); 
  • Fazer limpeza seca de pisos (apenas recolher detritos); 
  • Fazer limpeza úmida de pisos (limpar apenas onde estiver sujo); 
  • Limpar utensílios de materiais usados. 

Observações importantes: 

  • Certificar-se de que todo o material necessário está disponível; 
  • Calçar os EPI’s (luvas impermeáveis); 
  • Antes de iniciar, baixar as tampas e acionar as descargas; 
  • Testar o funcionamento dos equipamentos e comunicar problemas e defeitos à chefia; 
  • Abastecer suprimentos (papel higiênico, toalha, sabonete, protetor de assento, etc.); 

Para que nosso artigo fique ainda mais prático, compartilhamos a seguir outros exemplos do que colocar em um cronograma diário, semanal e mensal de limpeza. 

Qual deve ser o cronograma diário de limpeza de uma empresa? 

Assim como na limpeza doméstica, são consideradas aqui as tarefas que necessitam de maior recorrência: 

  • banheiros;
  • áreas comuns, como recepção e hall de entrada; 
  • mesas e equipamentos; 
  • cozinha e refeitório; 
  • retirada do lixo; 
  • parte das tarefas de limpeza de outras frequências 

Qual deve ser o cronograma de limpeza semanal de uma empresa? 

Entram as tarefas importantes para a limpeza e conservação, mas que não irão causar transtornos caso não sejam realizadas todos os dias, como: 

  • salas de estoque, arquivo; 
  • corredores; 
  • elevadores; 
  • prateleiras e armários; 
  • locais mais altos; 
  • portas e janelas; 
  • ar-condicionado em sua parte externa; 
  • parte das janelas devem ser limpas. 

 Qual deve ser o cronograma de limpeza mensal de uma empresa? 

Por fim, temos as atividades de limpeza em locais que não precisam ser limpos com tanta frequência. Entram na lista de limpeza mensal:  

  • paredes; 
  • interior dos armários; 
  • ventiladores; 
  • interruptores; 
  • cortinas e persianas; 
  • filtros de ar-condicionado; 
  • limpeza profunda de sanitários; 

Temos ainda uma outra prática profissional, para estabelecer um cronograma de limpeza em empresas de maior porte. Veja só: 

  • divida a empresa em áreas menores com afinidade de uso e, se possível, por proximidade; 
  • divida cada área em células com nível de uso semelhantes; 
  • relacione, separadamente, os objetos das superfícies altas, verticais, mobílias e pisos; 
  • quantifique cada objeto ou superfície; 
  • determine todas as tarefas de limpeza, pelo tipo (como tarefas de limpeza chamadas de secas, úmidas ou molhadas); 
  • quantifique a frequência de cada tarefa (diária, semanal, mensal); 
  • desenvolva um roteiro para a execução junto à equipe de limpeza; 
  • monitore a execução e ajuste, qualquer fase, caso haja alguma necessidade.  

 Existem empresas especializadas em fornecer software para monitorar seu cronograma de limpeza, bem como para fornecer ordens de serviços e monitorar sua execução em tempo de realização. 

São uma bela oportunidade para automatizar parte do processo de realização de um cronograma de limpeza, podendo, inclusive, utilizar um dashboard também para monitorar a limpeza nas empresas de grande porte.

Cronograma de limpeza hospitalar e Vigilância Sanitária.

Para finalizar nosso artigo sobre cronograma de limpeza, vamos destacar a importância dos planos e procedimentos de higienização em hospitais e espaços de saúde, tanto para proteção de pacientes e funcionários, bem como para atender às exigências da Vigilância Sanitária (VISA). 

Neste sentido, o cronograma de limpeza é um documento que estabelece as normas e ações que vão reger as condições de higienização desses ambientes.  

O cronograma pode ser exigido pela Vigilância Sanitária (VISA) para checagem, já que se trata de um órgão oficial que prevê um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, como as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (saiba mais nesse artigo), e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde (referente a Lei Orgânica da Saúde). 

A missão da Vigilância Sanitária é proteger a população do risco sanitário, garantindo segurança de serviços e produtos relacionados à saúde.  

Para isso, a VISA realiza a chamada “Inspeção Sanitária” que pode ocorrer de forma: 

  • Programada e periódica (frequência anual);  
  • À ocasião da renovação da licença de funcionamento;  
  • Diante da solicitação de outros órgãos e setores ou após alguma denúncia de irregularidade.  

 Na inspeção são analisadas:

  • razoabilidade nas rotinas e frequências de limpeza com as classificações das áreas; 
  • superfícies e artigos passíveis de limpeza e desinfecção; 
  • rotinas bem estabelecidas e implantadas para situações especiais como em situações de isolamento; 
  • presença de EPI necessários à atividade desenvolvida; 
  • funcionários de limpeza exclusivos ao setor quando exigido.  

Veja na sequência, um bom exemplo em um procedimento de limpeza do ambiente hospitalar. 

Processo da limpeza terminal para apartamentos de hospitais: 

  • Reunir e organizar todo o material necessário no carrinho de limpeza; 
  • Colocar o carrinho de limpeza do lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora; 
  • Utilizar os EPIs necessários e indicados para a realização do procedimento de limpeza; 
  • Realizar, quando necessárias, a desinfecção/descontaminação de matéria orgânica, com um produto especial, como o Optigerm; 
  • Trocar as luvas para execução das demais etapas; 
  • Recolher os sacos de lixo do local; 
  • Iniciar a limpeza pelo mobiliário com solução de desinfetante hospitalar Optigerm para remoção da sujidade; 
  • Realizar o enxágue e, sempre que necessário, repetir o procedimento; 
  • Proceder a limpeza da porta, do visor e da maçaneta com solução Optigerm Oxikill; 
  • Proceder a limpeza do piso com solução padronizada de Optigerm Oxikill; 
  • Realizar a limpeza do banheiro, iniciando pela pia, o vaso sanitário e, por último, o piso e ralos (limpar o porta papel toalha, o porta papel higiênico, o espelho, a válvula de descarga); 
  • Reorganizar o ambiente; 
  • Desprezar as soluções dos baldes ou recipientes utilizados; 
  • Realizar a higienização dos baldes ou recipientes; 
  • Proceder a limpeza das lixeiras, com solução Optigerm, em local específico; Repor os sacos de lixo; 
  • Retirar e lavar as luvas; 
  • Lavar as mãos; 
  • Repor os produtos de higiene pessoal (sabonete, papel toalha e higiênico).

Esperamos que as informações compartilhadas aqui sobre cronograma de limpeza tenham sido úteis para você. O cuidado e a atenção à limpeza e à higienização de espaços comerciais, empresariais e de saúde são parte de um compromisso com o bem-estar coletivo. 

Para te ajudar na elaboração de um cronograma de limpeza, preparamos cronograma de limpeza doméstica para imprimir para você baixar.

banner ebook higiclear

E, lembre-se: para soluções profissionais em produtos e material de limpeza, conte com a experiência da General Clean.