Alvejante sem Cloro e com Cloro – Conheça e Decida

Conheça as Vantagens do Alvejante Sem Cloro

O alvejante com cloro é usado na limpeza e desinfecção, já a água sanitária usada para deixar o ambiente livre de vírus e bactérias.

Estes produtos costumam ser baratos e rápidos para a limpeza. Porém precisamos ter cuidado, pois a crença popular sobre a eficiência deles para higienização empresarial e doméstica pode causar problemas para à saúde e ao meio ambiente.

Essa prática esta enraizada em nosso dia a dia, porém quando o assunto é saúde, precisamos mudar, conhecer alternativas eficazes e seguras. O alvejante sem cloro, à base de Peróxido de Hidrogênio, é uma nova alternativa, que limpa e desinfeta grandes e pequenas superfícies, além de ambientes como um todo. Bons exemplos são sanitários, vestiários, escritórios, entre outros.

Escolher o material de limpeza da sua empresa é muito importante e deve ser feito com consciência e responsabilidade. Através destas atitudes você poderá conseguir até um melhor posicionamento da marca com usuários, clientes e colaboradores.

Pensando nisso preparamos este artigo com as vantagens do uso dos alvejantes sem cloro e suas ampliações como limpadores e desinfetantes. Acompanhe a leitura.

alvejante sem cloro
O alvejante sem cloro também é eficiente na limpeza

 

Os Alvejantes sem Cloro são mais seguros?

Precisamos mudar alguns hábitos enraizados e ruins, é preciso que todos tenhamos mais conhecimento sobre os produtos de limpeza, sua eficácia e vantagens.

Os alvejantes sem cloro, que são feitos à base de Peróxido de Hidrogênio para uso profissional, são produtos mais seguros, seja para quem faz uso do produto, como para quem frequenta o ambiente que foi limpo com este produto. O Peróxido de Hidrogênio é um potente agente que aumenta a capacidade de limpeza dos detergentes e desinfetantes.

A solução pode ser utilizada em todas as superfícies laváveis, sejam pisos, revestimentos, metais, espelhos, vidros, tecidos, carpetes e demais superfícies.

Sendo assim os alvejantes sem cloro são muito mais eficazes nos procedimentos de limpeza e higienização de empresas.

Conheça as orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos.

Conheça agora algumas das vantagens do uso do Alvejante sem Cloro

  • ele necessita de pouco enxágue, com isso a economia de água é maior;
  • não desbotam as superfícies;
  • limpeza e desinfecção em uma única operação;
  • secagem rápida, sem deixar teor residual;
  • não são tóxicos para pessoas, plantas, animais e meio ambiente;
  • esta solução exige menos ação mecânica.

 

Abandone a água sanitária e use o alvejante sem cloro

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, publicaram um artigo no ResearchGate, destaca o malefício do uso dos alvejantes à base de cloro em ambientes internos.

Segundo a pesquisa, ao contrário dos alvejantes sem cloro, o principal componente, o Hipoclorito de Sódio, NaOCl, em ambientes fechados, leva à emissão de Ácido Hipocloroso gasoso (HOCl) e Cloro (Cl2), dois oxidantes fortes.

Este estudo observou o comportamento dos reagentes com a exposição subsequente a luzes fluorescentes internas ou luz solar difusa.

O estudo pesquisou a oxidação do Limoneno presente em alguns limpadores e purificadores de ar com Ácido Hipocloroso (HOCl) e gás Cloro (Cl2) e o potencial de formação de partículas de massa substancial.

Essas reações e misturas resultam em substâncias que poluem o ar e podem causar sérios problemas respiratórios.

Outros estudos mostram que o gás liberado pelo cloro pode causar danos aos olhos, dores de cabeça, coceiras, intoxicações, envelhecimento da pele e queimaduras.

Por isso recomendamos a mudança para um alvejante sem cloro, deixando de lado os clorados como a água sanitária !

alvejante sem cloro
Cuidado com o uso de produtos falsificados

Água Sanitária e Produtos Falsificados

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), avalia a conformidade de um produto para checar se foi produzido com os requisitos necessários de segurança. Esse instituto alerta para a venda de produtos de limpeza falsificados e, entre eles, se destaca a venda ilegal de água sanitária.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), no ano de 2001, a estimativa do mercado informal de água sanitária era de 37,4 %, no município de São Paulo, e 23,1 % no mercado nacional.

As empresas que vendiam de forma clandestina não seguem nenhuma norma ou regulamento técnico para a fabricação do produto, ou seja, essas substâncias são ainda mais tóxicas e danosas à saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fez uma publicação falando sobre produtos saneantes categorizados como água sanitária, o órgão orienta que “a água sanitária não é um produto fabricado com os mesmos rigores sendo assim existem muitos casos de falsificação e adulteração e por isso este produto não deve ser usado para desinfecção de alimentos”.

Garra Oxiativo
Garra Oxiativo – Limpador geral a base de peróxido de hidrogênio

Alvejantes sem cloro – Produtos indicados

Quando indicamos produtos de limpeza e higienização para empresas, indústrias e serviços de saúde, oferecemos itens que asseguram o bem-estar e segurança para todos.

Existem alternativas eficazes e práticas ao cloro, temos o poderoso desinfetante e limpador geral multiuso Garra Oxiativo, desenvolvido para a  limpeza e desinfecção de superfícies gerais. Esta solução tem à base no Peróxido de Hidrogênio, ou seja, possui poder de limpeza e desinfecção agindo mais rápido na eliminação de diversas bactérias prejudiciais à saúde.

O Garra está disponível em diferentes versões de embalagens para atender às necessidades de cada cliente: de 490 ml, de 5 litros, para diluição, de acordo com a orientação; e na versão chamada 4G, que possui embalagem com dosador.

Nós indicamos também o desinfetante hospitalar à base Peróxido de Hidrogênio, Oxikill, que exige especificidades nos procedimentos de limpeza e higienização. Sua ação de desinfecção é segura, podendo ser usado também em pisos, paredes, divisórias, louças sanitárias, cortinas e demais superfícies fixas e artigos não críticos.

Gostou do nosso artigo?

Aproveite e conheça os nossos outros artigos sobre produtos de limpeza.

Fontes:

ResearchGate
Inmetro