Secador de mãos: Saiba como evitar doenças.

O uso do papel toalha como medida para evitar a propagação de doenças.

Recentemente foi veiculado através do canal “The Washington Post”, jornal de grande relevância nos Estados Unidos da América, ressaltaram que o secador de mãos em local público é mais propenso a contribuir na proagação de germes e microrganismos, em comparação ao uso de papel toalha descartável, uma vez que pode se tornar nocivo a saúde.

Segundo a notícia, locais fechados e com alto volume de fluxo de circulação, como banheiros públicos em razão da atual pandemia do coronavírus, devem se atentar a respeito do secador de mãos, já que este pode ser um facilitador para transmitir o vírus da COVID-19. A recomendação é de que neste locais e ambientes, seja realizado a substituição do secador de mãos ou complemento com o papel toalha.

secador de mãos e possíveis contaminações
papel toalha sendo utilizado para completar a higienização das mãos.

É preciso lembrar que segundo a OMS e órgãos de saúde como ANVISA, a higienização das mãos fazendo o uso de água e sabão está entre as medidas mais eficazes no combate a proliferação de bactérias e redução de doenças. Entretanto, para garantir maior eficiência, a secagem deve ser realizada com papel toalha.

Sobretudo, é importante destacar que a secagem das mãos é o complemento para a finalização dos processos de higiene. Portanto, é uma condição que deve ser realizada diariamente a cada pequenos intervalos.

É de caráter essencial e preventivo visando garantir o bom desempenho da lavagem das mãos, secá-las após os processos. Todavia, pode ocorrer propagação e transferência de microrganismos, caso as mãos estejam molhadas, inviabilizando sua eficiência.

Banheiro público: Cuidados necessários com o secador de mãos

Com alto volume de circulação, os banheiros públicos e outros locais destinados a limpeza e higiene das mãos, recebem diariamente o toque por um público extremamente diverso. É aí que mora o perigo.

A alta contaminação destes ambientes é cada vez maior, visto que estes podem estar nos sanitários, demais superfícies e até mesmo no próprio ar.

A rotina de limpeza dos banheiros públicos é um processo desconhecido por quem os frequenta, portanto, é imprescindível adotar cuidados como a higienização e limpeza das mãos. Segundo dados da Business Insider, banheiros em que há a presença do secador de mãos, com alta potência, acabam se tornando vilões nos cuidados com a higiene, visto que estes podem dispersar maiores quantidades de bactérias do que o papel toalha descartável.

Após a aplicação dos estudos, foi concluído que:

Secadores de mãos a jato e secador de mãos de ar quente, propagam em cerca de até 20 vezes mais bactérias, quando comparados com o uso do papel toalha descartável.

Foi disposta sobre a superfície, uma placa de Petrix (recipiente cilíndrico, achatado, que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microorganismos), com o intuito de coletar informações a respeito da alocação de germes e bactérias, e o crescimento foi exponencialmente perceptível.

É comum que surja a dúvida a respeito de qual método adotar sobre o uso do secador de mãos ou papel toalha descartável, e entender suas diferenças torna-se de grande relevância, no que tange cuidados com a saúde e bem estar.

Sendo assim, a utilização do papel toalha descartável se faz uma medida mais segura e eficaz visto que após a secagem das mãos e o correto descarte, este por sua vez reduz a transmissão de possiveis bactérias ali presentes.

papel toalha são mais seguros que o secador de mãos
secagem das mãos após lavagem e higienização.

Em tempos onde os cuidados com os processos de higiene requerem maior atenção, sobretudo em razão do novo coronavírus, a utilização de bons produtos de limpeza, permitem com que os processos de higienização e desinfecção, possam ser maximizados, sendo observados através da proteção e bem estar.

Atualmente não há estudos que comprovem a disseminação ou aumento de infecção pelo vírus da COVID-19 pelo uso do secador de mãos em locais como os banheiros públicos, todavia é necessário seguir todas as medidas no intuito de reduzir tais possibilidades.

A adoção do uso de papel toalha em substituição ao secador de mãos como finalização nos processos de higienização das mãos, fará com que aumente a eficiência, logo, torna-se benéfico a saúde e bem estar. Empresas que fazem o uso deste produto estão sobretudo, se beneficiando não somente com a redução de despesas, mas, contribuindo para o bem estar geral.