Máscaras descartáveis: Para que elas servem

As máscaras descartáveis são uma medida eficiente frente a exposição de vírus e microrganismos, na qual seu papel consiste em reduzir as contaminações causadas por estes agentes.

A máscara descartável é recomendada como barreira física uma vez que, tratando-se de uma pandemia mundial, tal medida mostrou-se eficaz para conter a propagação do sars-cov2 (vírus nocivo a saúde).

O aumento na produção de máscaras descartáveis tornou-se exponencial, e, portanto, inúmeros modelos com diferentes tecidos, filtros, camadas se popularizaram, todavia, os modelos devem comprovar sua eficiência de filtragem de partículas (EFP), assim como eficiência de filtragem bacteriana (BFE) em 95% e 98% respectivamente.

Máscara Descartável na Pandemia.

Com o surgimento do novo coronavírus em um cenário mundial, o uso de máscaras passou a ser um hábito no dia a dia dos indivíduos, visto que é ela que irá garantir com que gotículas expelidas seja pela boca ou nariz ao se espirrar e/ou tossir, não sejam capazes de contaminar objetos ou estarem presentes no ar.

Há no mercado diversos modelos de máscaras descartáveis, que atendem os mais variados segmentos recomendadas para o seu uso em ambientes os quais haja circulação de pessoas. Alguns modelos são destinados para uso profissional, e portanto, os mesmo devem seguir e estar de acordo com as normas dos órgãos de saúde, como Anvisa e OMS.

máscara descartável - ambiente hospitalar
Uso de máscara como medida de proteção

Sobretudo, ainda que seja uma medida eficiente no combate a propagação da covid-19 (nome dado a doença causada pelo vírus sarscov-2), o uso de máscaras descartáveis deve ser feito em conjunto com a utilização frequente de álcool em gel assim como a higienização das mãos.

Também é de grande importância averiguar se o modelo atende às recomendações exigidas bem como fazer o descarte adequado. Em hipótese alguma deve se reutilizar a máscara descartável.

Qual a finalidade das máscaras descartáveis no combate ao Coronavírus?

As máscaras descartáveis reduzem em até 70% a probabilidade de contaminação caso o individuo saudável possa vir a ter contato com uma pessoa contaminada e/ou estar presente em um ambiente contaminado. A finalidade do uso de máscaras é contribuir para que ocorra a redução da infecção.

Há diferenças na forma de proteção entre as máscaras descartáveis?

Sim. Não somente os modelos profissionais confeccionados em tecido não tecido, utilizados principalmente em ambiente hospitalar, alimentício, entre outros estão entre o uso dos indivíduos, as máscaras artesanais feitas com tecido de algodão também contribuem como barreira física, reduzindo a exposição.

Sobretudo, é necessário que seu uso seja feito de maneira adequada.

mascarás descartáveis uso profissional
Profissional de saúde utilizando máscara descartável

Máscaras de pano podem ser usadas em ambiente hospitalar?

De acordo com entidades e órgãos de saúde, as máscaras de panos não devem ser utilizadas sob qualquer hipótese em locais de saúde, uma vez que são ambientes em que a probabilidade de infecção por outros agentes e vírus tendem a ser maior.

Aprenda como escolher a máscara descartável para sua empresa, seguindo 5 dicas.

1. Certifique-se sobre a forma de fabricação das máscaras

O uso de máscaras descartáveis em ambientes profissionais deve atender as normas da Anvisa, visando proteger a saúde de colaboradores, pacientes, e demais indivíduos. Sua composição deve ser em material tecido não tecido, atóxica, bem como possuir clipe nasal na parte superior e elásticos nas laterais, assim como apresentar camada interna e externa, e elemento filtrante, obrigatoriamente, garantindo proteção bacteriana.

2. Certifique-se sobre o material de fabricação das máscaras

As máscaras descartáveis devem possuir o que chamamos de eficiência de filtragem bacteriana e serem de TNT (tecido não tecido). Demais materiais como tricoline, tecido de algodão entre outros, não devem ser utilizadas em ambientes hospitalares e setores de saúde.

3. Confira número de camadas e toxicidade

Esteja atento quanto a escolha da máscara descartável para o uso em locais de saúde e com alto fluxo de circulação. Os modelos com camada de proteção dupla e filtro são eficazes, embora as com tripla camada, irão garantir ainda mais a proteção quanto ao seu uso.

4. Busque por orientação de indicação das máscaras descartáveis

Conhecer as indicações específicas de cada modelo, material, é fundamental no que antecede a compra de máscaras descartáveis.

Para os ambientes empresariais, hospitalares e industriais, as especificidades de cada tipo devem ser seguidas, para que desta forma cada modelo possa oferecer a proteção de forma adequada.

Não somente o uso de máscaras, mas também o cuidado com os processos de higiene e limpeza devem seguir juntos como protocolos de medida para combater a covid-19.

5. Certifique-se sobre as dimensões da máscara descartável e seu conforto no rosto

O uso adequado da máscara consiste em cobrir boca e nariz completamente, para que desta forma a máscara ofereça a devida proteção. Além disso, devem oferecer conforto e estarem bem ajustadas ao rosto do indivíduo.

Aprenda como manusear e usar de forma correta as máscaras de proteção: 

  • Antes e depois de colocar ou tirar a máscara, lave as mãos com água e sabão e/ou utilize o álcool em gel.
  • A máscara deve ser segurada pelos elásticos e feito o encaixe atrás das orelhas.
  • Sob qualquer hipótese, nunca retire a máscara e mantenha-a sobre o queixo.
  • As máscaras descartáveis devem ser substituídas a cada duas horas e/ou sempre que estiverem úmidas.
  • Faça o descarte corretamente.
  • não toque na parte da frente da máscara.

Tais recomendações são medidas a serem seguidas no dia a dia, para que desta forma, a proteção a saúde e bem estar esteja garantida.

Este artigo foi visto primeiro em: https://www.higiclear.com